VIII Seminário da ENADEP começa nesta quinta-feira (5) em Porto Alegre

Foto: ANADEP
Foto: ANADEP

 

Porto Alegre, RS, será sede do VIII Seminário da Escola Nacional dos Defensores Públicos – ENADEP, que ocorrerá nesta quinta (5) e sexta-feira (6), no Hotel Blue Tree Millenium. O evento faz parte do calendário do projeto #ANADEPemMovimento, que busca fortalecer o debate em torno de temas relacionados à legislação, doutrina e rotina diária da atuação dos Defensores. A iniciativa é uma promoção da ANADEP, em parceria com a ENADEP e Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (ADPERGS).

 

O evento será também a atividade de encerramento da atual gestão da ANADEP. Na programação, além de mais uma Assembleia Geral (AGE) Itinerante da ANADEP, estão previstos lançamentos de duas obras produzidas pela Associação Nacional: o e-book “Defensoria Pública: o reconhecimento constitucional de uma metagarantia”, e o “Relatório sobre atendimento a pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade”, publicação construída em uma parceira com o Fórum Justiça.

 

Para falar sobre cada livro, haverá dois paineis dentro da programação do seminário. O primeiro, na sexta-feira (6), sobre o E-Book, terá a presença do presidente da ADPEMA e vencedor do 11º Prêmio Innovare categoria Defensoria Pública, Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, e do Defensor Público do Rio Grande do Sul, Juliano Viali dos Santos. Logo após, será realizado o painel sobre o I Relatório Nacional de Atuações em prol das Pessoas em Condição de Vulnerabilidade, com a presença das Defensoras do Rio de Janeiro e coordenadoras da obra,  Glauce Mendes Franco e Patricia Magno, além da Defensora do Rio e Articuladora do Fórum Justiça, Rosane Maria Reis Lavigne.

 

De acordo com a presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, a participação dos Defensores Públicos de todo o país no evento é fundamental. “É um momento especial em que encerraremos as atividades do projeto #ANADEPemMovimento nesta gestão. Além disso, queremos enfatizar o lançamento dos livros com temáticas voltadas para a Defensoria Pública. As obras são resultado de um trabalho em prol da construção do conhecimento institucional e da produção de doutrinas sobre Defensoria Pública”, destaca a dirigente.

 

Para a presidente da ADPERGS, Lisiane Zanette Alves, sediar pela primeira vez o seminário da Escola Nacional dos Defensores Públicos e a última AGE, da atual gestão, é um privilégio para o Rio Grande do Sul. “Acompanhamos o processo de aproximação que a ANADEP fez com as associações de diferentes estados. Esperamos que neste encontro possamos ampliar a capacidade de troca entre os associados e auxiliar na construção de um plano associativo para 2015. O enfoque técnico que o seminário da ENADEP trará para o Estado será primordial para a criação de um projeto estratégico de atuação”, declarou Lisiane.

 

O juiz de direito de São Paulo, Marcelo Semer, abrirá os trabalhos com a palestra “Estado policial e democracia interrompida”. Em seguida, os Defensores gaúchos Domingos Barroso da Costa e Arion Godoy tratarão do tema Defensoria Pública: passado, presente e futuro. Ainda na programação haverá painel com a jornalista Fiorenza Carnielli, que falará sobre comunicação institucional, e palestra com o professor e Doutor em Ciências Jurídicas Criminais pela Universidade de Coimbra e Diretor da Revista de Estudos Criminais, Fábio Roberto D ́Avila.

 

Clique aqui e leia a programação na íntegra.

 

Clique aqui e faça sua inscrição.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes