Eventos marcam os 10 anos da Defensoria Pública de São Paulo

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo completa 10 anos amanhã. Atualmente, conta com 719 Defensores Públicos e 818 Servidores, que realizam cerca de 1,5 milhão de atendimentos por ano, em 43 municípios, atendendo diretamente aos cidadãos carentes e vulneráveis. Promover o acesso à justiça desses cidadãos, é a função desta instituição pública, autônoma e independente, que foi criada, após forte mobilização social, no dia 9 de janeiro de 2006.

Vários eventos marcarão o mês de aniversário desta Instituição, o primeiro deles teve início no último dia 4, com a iluminação do Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Ponte das Bandeiras e Biblioteca Mário de Andrade, na cor verde, ao longo de todo o mês de janeiro para celebrar o aniversário da Instituição.  A Prefeitura de São Paulo atendeu ao pedido da Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP) para esta iniciativa de homenagem à Instituição e os monumentos, símbolos da cidade, permanecerão coloridos com a cor que representa a Defensoria Pública.

Ainda, em comemoração a esta data, no próximo dia 27, haverá uma exposição de fotografia, retratando atividades da Defensoria ao longo desses 10 anos e uma jornada de atendimento à população. A exposição será realizada no andar térreo do edifício sede da Instituição, localizado na Rua Boa Vista, nª 200, no centro da Capital. Outros eventos e seminários estão previstos ao longo de todo o ano pela Escola da Defensoria Pública (EDEPE), a se iniciar no dia 28 de janeiro, com a apresentação no Museu de Imagem e do Som (MIS) do documentário brasileiro “Orestes”, com uma reflexão sobre os mecanismos da justiça, seguido de debates.

O Defensor Público-Geral, Rafael Vernaschi, ressalta o crescimento da Instituição. “A Defensoria Pública paulista é reconhecida a cada dia por sua destacada atuação, não apenas dentro do ambiente jurídico institucional, mas notadamente por aqueles que utilizam diretamente os serviços da instituição. É possível notar como a Defensoria de São Paulo tem se tornado, nas mais diversas áreas de atuação e no próprio modelo de funcionamento, referência para as demais Defensorias Públicas”, disse.

“Combativa atuação nas esferas individuais e coletivas, Núcleos Especializados atuantes e em sintonia com as verdadeiras demandas sociais, empenho na promoção de educação em direitos e nas soluções alternativas de conflitos, atenção para o atendimento multidisciplinar, ampla participação popular na Instituição, são exemplos da forma de atuar que caracteriza a Defensoria de São Paulo desde sua criação, e que precisamos continuar sempre aprimorando”, finalizou.

Fonte: DPESP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes