Defensora debate sobre tema da redação do ENEM

 

O tema da redação do ENEM deste ano foi o da violência contra a mulher e a RecordNews vinculou uma matéria sobre a importância de o Enem abordar este tema, na data de ontem (26). Para debater o assunto, a Defensora Pública Ana Paula Meirelles, Coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, foi convidada ao programa. Durante a entrevista ela falou sobre a necessidade de as pessoas conversarem sobre a violência contra a mulher e sobre a importância da discussão com os jovens, que vão tomar conta do mercado no futuro, o que se torna essencial para evitar a continuidade deste problema.

 

“Quando falamos sobre a violência contra a mulher, estamos falando de uma violência que atinge diretamente a mulher e todos nós. Precisamos estar preparados para lidar com esta forma de violência”, ressaltou Ana Paula.

 

Quando internautas questionaram em relação a lei ser branda, ela discorda e argumenta que a questão não é ser branda ou não. “ A questão não é de impunidade, mas de mudança cultural. A crença no sistema, crença na Justiça. Hoje a gente percebe que as pessoas não estão preparadas para prestar este tipo de atendimento. A palavra da mulher muitas vezes ainda é questionada”, finaliza.

 

Segundo a Defensora, no Brasil se criam leis, mas o grande problema é fazer com que elas sejam cumpridas. “ A lei existe e não é branda, os mecanismos é que são falhos. Para ela existe falta de políticas públicas voltadas à violência. “A gente peca no sentido da prevenção. As mulheres têm dificuldades em acessar as instituições, onde elas vão ser protegidas e orientadas. Muitas vezes a mulher não tem uma estrutura para sair do ciclo de violência “, completa.

 

“Os poderes públicos não estão preparados para atendê-las adequadamente. Hoje, perante a lei, o Delegado tem 48 horas para analisar o pedido, para depois remeter ao juiz e, com isto leva mais 48 horas, ou seja, quatro dias para uma mulher pode ser muito. Na prática, às vezes chega a demorar muito mais do que isto”.  Durante a entrevista, ela esclarece a forma como as mulheres vem pedindo ajuda à sociedade. “O ponto preto na palma da mão da mulher, é um sinal, uma campanha silenciosa de pedido de ajuda”, diz.

 

A matéria completa pode ser acessada pelo link: http://noticias.r7.com/record-news/link-record-news/videos/a-gente-precisa-falar-sobre-o-tema-diz-defensora-publica-sobre-redacao-do-enem-26102015

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes