Canal de atendimento virtual Observatório da Violência por Intolerância é criado em São Paulo

 

A APADEP apoia a iniciativa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) que lançou, no último dia 19 de outubro, em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), um canal virtual chamado Observatório da Violência por Intolerância. A central vai receber relatos de todo o estado a respeito de casos de violência motivada pelas diferentes formas de preconceito e intolerância.

O sistema funcionará virtualmente e de maneira sigilosa. As vítimas poderão registrar ocorrências e receber orientação jurídica em situações mais graves, conforme os critérios de atendimento de cada instituição. A DPU em São Paulo será responsável por analisar e receber vítimas cujos casos sejam de atribuição da esfera federal, como em questões de intolerância contra indígenas ou em crimes de ódio pela internet, por exemplo.

O objetivo é registrar e subsidiar atuações em prol de políticas de prevenção e repreensão da intolerância, com atuação contínua da Defensoria Pública na proteção dos direitos humanos. No formulário, a vítima poderá especificar a origem da violência, por meio presencial ou digital, qual o tipo de violência praticada e qual a razão e o contexto da prática, além da eventual identificação de agressores, provas do ocorrido, entre outros dados.

O serviço é restrito para ocorrências no Estado de São Paulo, mas outros estados, como PI, ES, BA, PA, MA e CE também já criaram sistemas próprios. Em São Paulo, para denunciar basta preencher o formulário aqui..

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes