ATUAÇÃO DE DEFENSORAS E DEFENSORES: Núcleos de Defesa do Consumidor e de Habitação e Urbanismo

Os Núcleos Especializados de Defesa do Consumidor e de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública ajuizaram no último dia 7 de maio, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), uma ação civil pública em face do Município de São Paulo, questionando o aumento das tarifas de vale-transporte na Capital, especialmente por criarem distinção do valor cobrado em comparação com a tarifa do usuário comum.

A Portaria SMT nº 189/18 da Secretaria Municipal de Transportes, publicada em dezembro de 2018, previu o valor de R$ 4,57 para o vale-transporte, em patamar superior à tarifa do Bilhete Único Comum (R$ 4,30). Além disso, em fevereiro deste ano, o Decreto Municipal nº 58.639/19 trouxe alterações no número de embarques em ônibus que são permitidos com o pagamento de apenas uma tarifa. Pela nova regra, o Bilhete Único comum permite até 4 embarques em um período de 3 horas – enquanto para os usuários de vale-transporte, são possíveis apenas 2 embarques no mesmo limite temporal. Em todas as categorias, fica permitida apenas uma integração com o Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Metroferroviário, no período de 2 horas a contar da primeira utilização.

A ação civil aponta que a legislação federal veda a cobrança de tarifas diferenciadas para as categorias de Bilhete Único e de Vale-Transporte, conforme previsão expressa do art. 5º da Lei Federal nº 7.418/85. Destaca, ainda, que há precedentes do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que reafirmam esse entendimento.

Além da obrigatoriedade legal de mesma cobrança da tarifa nominal, os autores da ação apontam que o número de embarques igualmente não pode ser diferenciado, de modo a manter o princípio de cobrança do mesmo patamar de tarifa – evitando que o valor do bilhete seja diminuído com o corte do número de embarques possível. “O aumento do valor da passagem e, em especial, a redução drástica do número de embarques pode levar os empregadores a terem que arcar com o custo de deslocamento do trabalhador até o local de trabalho além do percentual de 6% de seu salário previsto em lei”, afirmam os autores na ação.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes