ATUAÇÃO DE DEFENSORAS E DEFENSORES: NESC

O trabalho conjunto entre NESC, ITTC, Condepe, IBCCrim, Conectas e Artigo 19 para denunciar o decreto 64.074/2019, promulgado pelo Governador do Estado em janeiro, regulamentando a Lei 15.556/2014, que endurece as condições para manifestações em São Paulo teve impacto internacional e resultados concretos.

As instituições enviaram um apelo à ONU (Organização das Nações Unidas) e à CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão vinculado à OEA (Organização dos Estados Americanos), e nesta semana foi enviado ao Itamaraty um ofício assinado por dois relatores da ONU e um relator da CIDH, cobrando que o governo de São Paulo reveja a decisão e abandone a medida.

O documento foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores para que seja repassado ao governo estadual. Nele, os relatores afirmam que as medidas podem limitar a liberdade de manifestação e lembram que o Brasil assinou o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, em 1992, e também o Pacto Americano de Direitos Humanos que estabelece que “nenhuma restrição deve ser colocada no exercício desse direito”. “Esse decreto tem várias ilegalidades e inconstitucionalidades. Em relação à questão criminal, por exemplo, ele tipifica que usar máscaras em manifestações seria um crime, mas o Poder Executivo não pode, por meio de um decreto, fazer isso. Qualquer tipificação de crime deve vir pelo Congresso Nacional. É uma competência do Poder Legislativo”, explica Mateus Moro, coordenador auxiliar do NESC.

A APADEP cumprimenta a todos/as que atuaram com empenho na proteção dos direitos da sociedade.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes