APADEP repudia atos misóginos e de opressão

Com o intuito de reforçar a identidade da Defensoria Pública como instituição de proteção e promoção dos direitos humanos, a APADEP se posiciona em conformidade com a manifestação de repúdio da Associação Nacional (ANADEP) e das Associações estaduais de Mato Grosso do Sul e da Bahia em relação aos fatos de discriminação de gênero e opressão ocorridos nas últimas semanas, nos dois estados.

No dia 4 de julho, o promotor de Justiça, em Sessão do Tribunal do Júri de Feira de Santana-BA se utilizou de frase e comportamento machistas, com teor sexualizado, para constranger a Defensora Pública durante o exercício de sua função. No dia 12, em audiência da 14ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá-MT,  a vítima de crime de estupro praticado pelo pai biológico foi impedida de estar em audiência assistida pela Defensora Pública do Estado.
A APADEP defende a prorrogativa de defensoras/es públicas/os de prestar amparo na defesa da vítima em ato processual, externa indignação em relação ao ocorrido e também se coloca no dever de reforçar a relevância da Defensoria Pública como agente de combate a práticas misóginas e sexistas culturalmente aceitas em todos os ambientes da sociedade.

A entidade reforça, ainda, que em 2019 liderou, ao lado da ANADEP, a campanha nacional #EmDefesaDelas que tem como estratégia a reversão de práticas de violência contra as mulheres e de garantia de sua dignidade e direitos.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes