ANADEP promove I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI e lança Relatório Nacional de Atuação em prol da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero

Em comemoração ao Dia Nacional de Visibilidade Trans (travestis, transexuais e transgêneros), no próximo dia 29 de janeiro, será realizado o I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI. Organizado pela ANADEP, o evento terá início às 9h, no Auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e tem como objetivo a aprovação de proposições para todas as Defensoria Públicas no Brasil sobre atuação em defesa dos direitos LGBTI. Além de dar encaminhamento às principais demandas de interesse, através do contato direto com os movimentos sociais.

Para o coordenador da Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da ANADEP, Sergio Lima, a comunidade LGBTI é um grupo, que somente agora, encontra algum espaço em relação à conquista de seus direitos e, em contrapartida, diversas resistências. “A Defensoria Pública, por vezes, é a única esperança que muitos LGBTIs encontram. Por isso, nossa preocupação em ampliar o debate sobre questões tão pouco estudadas, apesar de sua evidente complexidade”, pontua.

O evento contará com dois painéis pela manhã, sendo que o primeiro, abordará temas como despatologização da transexualidade, cirurgia de redesignação sexual e ações de registros públicos (nome social). Já no segundo painel, os temas a serem debatidos serão relacionados a violência contra a população trans e situação carcerária das pessoas trans.

Durante o evento será aberto o prazo para o recebimento de trabalhos, que comporão o RELATÓRIO NACIONAL DE ATUAÇÃO EM PROL DA DIVERSIDADE SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO, publicação a ser construída, a partir de práticas vivenciadas por Defensores Públicos em todo o Brasil.

Interessados em contribuir para a elaboração do referido relatório podem, desde já, acessar o edital. O material será recebido entre os dias 29 de janeiro e 31 de julho de 2016. Os relatos de trabalhos deverão ser enviados para o e-mail diversidadeanadep@gmail.com, com o assunto “Relatório Diversidade – Relato de Atuação.

No corpo do e-mail, deverá constar o nome completo do autor ou autora do trabalho, o tema referente à contribuição e um breve esclarecimento sobre a contribuição enviada de, no máximo, 10 linhas.

O resultado da seleção será divulgado no portal “www.anadep.org.br” e na fanpage “www.facebook.com/diversidadeanadep”.

Acesse o edital.

I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI e lançamento Relatório Nacional de Atuação em prol da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero

Data: 29 de janeiro (sexta-feira), a partir das 9h

Local: Auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro – FESUDEPERJ (Av. Marechal Câmara, 314 – 4º andar – Centro – RJ).

Mais informações: www.facebook.com/diversidadeanadep

Fonte: Ascom ANADEP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes