Bom Dia Brasil destaca trabalho dos Defensores Sem Fronteiras em Manais e Natal

O telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu hoje ampla reportagem destacando o relatório realizado pela força-tarefa organizada pelo Movimento Defensores sem Fronteiras que analisou a situação dos presídios de Manaus (AM) e de Natal (RN), onde ocorreram massacres de presidiários no início do ano. O Bom Dia Brasil entrevistou vários Defensores Públicos, que enfatizaram falhas do sistema prisional denunciadas com frequência pela APADEP e pelas demais entidades que representam a carreira.

O relatório mostra, por exemplo, que em Manaus, os defensores analisaram quase 5 mil processos de presos das dez penitenciárias do Complexo Anísio Jobim, destacando que mais da metade deles não tinham condenação. Os Defensores da força-tarefa também constataram que 245 presos tinham direito ao regime semiaberto ou a liberdade condicional – um quarto do total. O relatório apontou que quatro presos que já tinham cumprido toda a pena em regime fechado permaneciam dentro do presídio.

No presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, onde morreram 26 presos na rebelião do início do ano, a reportagem também constatou problemas sérios como presos que permanecem encarcerados apesar de já terem cumprido suas penas e de famílias que não conseguem localizar seus parentes presos. Um desses casos foi mostrado in loco pela reportagem.

Assista à íntegra clicando aqui.

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes