Defensoria Pública ingressa com ação civil pública pleiteando que o município de Araraquara ofereça serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias

k1432681-1

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Unidade de Araraquara, ingressou, na última sexta-feira (23.09),  com ação civil pública, com pedido de liminar, visando garantir que o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias seja executado em Araraquara.  Previsto na Resolução nº 109 do Conselho Nacional de Assistência Social, o serviço consiste em oferecer atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência em situação de dependência, de forma a proporcionar autonomia, inclusão social e a melhoria de vida das pessoas participantes.

Para isso, a resolução estabelece que o serviço deve ser prestado em Centro-dia de referência, no domicílio do usuário ou no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Embora o município de Araraquara disponha de CREAS, as unidades ainda não prestam, até o momento, o Serviço de Proteção Social Especial às Pessoas com Deficiência e suas famílias. Isso ocorre apesar da constatação, junto a órgãos públicos e entidades voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência, da existência de demanda pelo serviço e de que a sua ausência contribui para o isolamento social e para a precariedade de cuidados dos necessitados.

Dessa forma, a Defensoria Pública pede que o município de Araraquara: 1) instale um Centro-dia de referência para pessoas com deficiência e suas famílias em Araraquara; b) enquanto não instalado o Centro-dia, prestar o serviço de proteção social especial às pessoas com deficiência no CREAS, se for o caso mediante a ampliação dos investimentos nesta unidade, com o aumento do espaço físico e dos recursos materiais e humanos.

A ação civil pública também tem como objetivo a melhoria do cadastro das pessoas com deficiência residentes no município. No município, o Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência é preenchido por iniciativa da própria pessoa com deficiência ou seus familiares, o que leva à subnotificação: são apenas 1.218 pessoas cadastradas desde março de 2014. Outra deficiência é a falta de integração com cadastros de outras políticas públicas relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência.  Por isso, a ação pede ainda que o município de Araraquara: 1) capacite os seus Agentes Comunitários de Saúde para que estes efetuem o cadastro das pessoas com deficiência residentes no seu território, apresentando nos autos o resultado, a cada seis meses, nos próximos dois anos; 2) integrar os sistemas de informação e da base de dados de todas as políticas públicas relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência, no prazo de um ano.

Clique no link abaixo para acessar a íntegra da petição:

peticao-inicial-acao-civil-publica-pessoa-com-deficiencia

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes