Defensoria Pública de São Paulo obtém autorização judicial para preso receber visitas das irmãs de 16 e 4 anos

Preso recebe visitas de irmãos menores de idade – Divulgação Public Domain

Uma menina de 4 anos de idade e uma adolescente de 16 tiveram garantido pela Justiça o direito de visitar, acompanhadas da mãe, o irmão preso na Penitenciária I de Tremembé (no Vale do Paraíba), após atuação da Defensoria Pública de São Paulo em Taubaté.

A autorização foi concedida no final de agosto pela Juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da 1ª Vara de Execuções Penais e Anexo da Corregedoria dos Presídios de Taubaté, atendendo ao pedido feito pelo Defensor Público Saulo Dutra de Oliveira.

O Defensor pediu à juíza que reconsiderasse a decisão anterior, que havia negado a autorização às visitas considerando as manifestações desfavoráveis à solicitação emitidas pela direção da unidade prisional e pelo Ministério Público.

A razão apresentada para a negativa foi a Portaria Conjunta CRO/CRN/CCAP/CRC/CVL – 001 de 19/4/2007, que prevê permissão às visitas de pessoas menores de idade somente se forem filhas do preso e estiverem acompanhadas por responsável.

A Defensoria Pública, por sua vez, argumentou, que o indeferimento do pedido foi fundamentado em uma portaria administrativa que viola frontalmente a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“A Constituição estabelece a proteção integral ao vínculo familiar, sendo dever do Estado viabilizar a manutenção desses laços”, afirmou o Defensor Público Saulo de Oliveira. Assim, os irmãos devem ser mantidos em contato e a prisão não pode limitar esse elo.

 

Fonte: Defensoria São Paulo

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes