Defensores de Ribeirão Preto impetram habeas corpus coletivo contra proibição a jovens de frequentarem shoppings

 Rolezinho

 

Os Defensores Públicos Bruno César da Silva e Pedro Cavenaghi Neto impetraram, nesta segunda-feira, 20 de março, um habeas corpus coletivo visando garantir que crianças e adolescentes possam frequentar livremente os shoppings e centros comerciais da cidade de Ribeirão Preto.

 

A medida foi adotada após o Juiz da Vara da Infância e Juventude do município ter expedido a Portaria nº 01/2015, por meio da qual proibiu jovens com menos de 15 anos de frequentarem os shoppings da cidade, às sextas-feiras, sábados e domingos, desacompanhados de seus pais ou responsáveis. Os Defensores pedem, no habeas corpus, que o direito seja prontamente restabelecido por meio da suspensão dos efeitos da portaria.

 

Eles apontam que não houve qualquer tipo de ocorrência nos estabelecimentos comerciais para justificar a portaria, sendo instituída sem qualquer tipo de estudo. “Houve restrição de direitos sem levantamento de dados concretos, participação social, consultas a entidades representativas de crianças e adolescentes, estudo de saídas alternativas e/ou levantamento de necessidade imperial da medida”, dizem.

 

Silva e Cavenaghi também argumentam que a portaria é inconstitucional, ferindo o princípio do direito à livre locomoção. “A portaria afronta o direito da criança e do adolescente de não sofrer interferências arbitrárias do Estado em sua vida privada, além do direito dos pais de dirigirem a criação e a educação de seus filhos de acordo com seus princípios morais e sociais, expressos no Código Civil, na Constituição Federal e na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança”.

 

Fonte: DPESP

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes