Defensor público de SP será homenageado por Curso de Direitos Humanos

carlos-weis

Com informações de Ascom/Anadep

O defensor público paulista Carlos Weis será homenageado pela atuação destacada no fortalecimento dos direitos humanos durante a da abertura do Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos (CBIDH), que acontece em setembro. Todos os anos, um brasileiro e um estrangeiro são escolhidos pela organização do curso com o objetivo de destacar o trabalho de excelência que os homenageados realizam. O premiado internacional será Manuel Ventura, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos,

“Carlos Weis sempre foi parceiro do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e durante outras edições do curso sempre nos deu apoio. Ele participou diversas vezes como palestrante e mediador de debates voltados para esta temática. Além disso, ele é literalmente um defensor dos direitos humanos; sua trajetória neste trabalho é ímpar, com vários livros publicados sobre o tema”, explica o procurador do Ceará e presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), César Barros Leal.

Para Carlos Weis, a homenagem é resultado de um trabalho coletivo pela promoção, difusão e defesa dos direitos humanos, como membro da Defensoria Pública. “Talvez sob influência da resignificação dos objetivos institucionais, gerada quando da criação da Defensoria Pública de São Paulo, o fato é que a atuação em prol dos direitos humanos foi amplamente reconhecida pelos colegas como a identidade da atuação defensorial, seja em âmbito individual, o mesmo em relação aos direitos difusos e coletivos”, avalia o defensor. Carlos Weis atua como coordenador do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.

O defensor cita também a recente promulgação da EC 80/2014 como um instrumento para a efetividade da promoção dos direitos humanos. “Esta, por sua vez, consagrou, definitivamente, a incumbência fundamental de promoção dos direitos humanos pela Instituição, sendo importante observar que o texto inserido na Constituição se refere precisamente ao tema, significando uma ampliação do nosso escopo de atuação, sobretudo tendo em vista o conhecimento e a aplicação de todo o arcabouço normativo, jurisprudencial e dogmático internacional sobre o tema, quer no âmbito interno, quer perante os organismos internacionais de monitoramento e supervisão estabelecidos pela ONU e OEA”, completa.

Weis também incentiva a participação dos defensores no CBIDH. “O curso é uma enorme conquista para o Brasil, na medida em que replica, com a mesma qualidade e formato, o evento realizado anualmente pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos, braço acadêmico do próprio Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Especialmente para aqueles que têm interesse, profissional ou acadêmico, no tema, é uma oportunidade única de tomar parte em palestras sobre temas atualíssimos, ministradas por experts reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, o curso propicia uma série de atividades de aplicação dos mecanismos de proteção e promoção dos direitos humanos, de forma que o aluno sairá com uma formação ampliada sobre a matéria, capacitando-o a atuar de maneira mais qualificada e exitosa”, afirma.

Em dezembro de 2012, Carlos Weis recebeu em nome do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo o Prêmio Direitos Humanos 2012, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria ‘Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua’ (saiba mais).

Sobre o Curso

O Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos (CBIDH) está em sua terceira edição e terá como tema central Igualdade e Não Discriminação. O evento será promovido em Fortaleza (CE), no Hotel Blue Tree, de 1 a 12 de setembro, e tem vagas limitadas – 120 de alunos e 40 observadores. O curso é bilingue (português e espanhol) e não terá tradução simultânea.

É uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos; do Instituto Intermamericano de Direitos Humanos; da Universidade de Fortaleza e da Procuradoria Geral do Estado do Ceará. Nesta edição, o foco dos debates será relacionado às questões brasileiras e contará com a troca de experiência com profissionais de diversas áreas de atuação.

A solenidade de abertura terá uma conferência magna do juiz da Corte Internacional de Justiça, Antônio Augusto Cançado Trindade. Ao longo da programação haverá ainda palestras, painéis, oficinas de trabalho, estudos de caso, visitas a instituições, encontro com ex-alunos e apresentações culturais, além de entrega de comendas.

Mais Informações:

Contato: César Barros Leal – Procurador do Estado do Ceará e presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH)

Email: cesarbl@matrix.com.br

Site: http://portalcursocetrei.pge.ce.gov.br/

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes