Crise prisional: trabalho da Defensoria Pública é destaque na mídia

whatsapp-image-2017-01-11-at-15-02-24-1A crise no sistema prisional no Brasil tem mostrado a importância do trabalho da Defensoria Pública, ao lado de outras entidades e autoridades, na busca de soluções para amenizar o problema. Os Defensores Públicos de todo o Brasil têm atuação destacada junto aos internos do regime penitenciário, desempenhando um trabalho que permite que sejam preservados os direitos da população carcerária e dos presos temporários. Os Defensores têm atuado ainda para evitar uma explosão do número de internos, que supera já há muito tempo a capacidade da maioria dos presídios.

A atuação dos Defensores Públicos abrange o acompanhamento dos detentos em audiências de custódia. Nas audiências de custódia, são analisados, com o suporte dos Defensores Públicos, os antecedentes e outros fatores da vida dos presos em flagrante, como emprego fixo e família constituída, que podem influir para que a Justiça determine que os presos provisórios aguardem o julgamento em liberdade, impedindo que ocorra um encarceramento desnecessário. Outro foco importante do trabalho da Defensoria Pública é o acompanhamento das condições dos condenados nos presídios, verificando questões como os cumprimentos das penas, o que contribui para evitar que permaneçam encarcerados por um período que supere as penas que lhes foram determinadas.

A mídia tem destacado nos últimos dias o papel essencial dos Defensores Públicos nessa crise. Seguem matérias que saíram nos principais veículos do país:

G1 – Defensores Públicos anunciam mutirão para rever processos de presos

G1 – Ministro se reúne nesta terça com Defensores Públicos estaduais e da União

O Estado de S.Paulo – Defensores preparam força-tarefa para liberar presos em Manaus

O Globo – Ministro da Justiça convoca Defensor Público do Amazonas para reunião de emergência sobre crise em presídios

O Estado de S.Paulo – Presos por pensão alimentícia são liberados em Manaus

O Estado de S.Paulo – Defensoria Pública da União vai ao STF para desafogar sistema carcerário em Manaus

 

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes